do fim --> Bocadinhos de Trapos: Trapo 28 - Nomenclatura

terça-feira, julho 05, 2005

Trapo 28 - Nomenclatura

Todos os Licenciados são "Dr.", os com Mestrado "Mestre" e ou Doutorados "Doutores"!
Dentro dos licenciados há os "Eng." os "Enf." e outras nomenclaturas...
As pessoas com um grau académico costumam querer o correspondente prefixo antes do nome...

Apesar de eu ter uma professora que diz que só quem possui o grau é que o pode dispensar, eu fico triste quando os meus professores, que são em geral enfermeiros fiquem ofendidos por os tratarmos por "Professor".
Na minha opinião um licenciado ou mesmo com outro grau académico que seja professor é uma pessoa com conhecimentos cientificos e com competencias desenvolvidadas na sua area de formação, com o dom de conseguir explicar aos outros e fazer transmissão de conhecimentos...

Por isso chamar "professor" em vez de "Dr." ou "Eng." é uma forma de reconhecer um dom a uma pessoa... E é um dom que nem todos os proessores têm... o dom d ensinar...

Mas, mais importante que isso, é importante que a pessoa se sinta bem no papel que desempenham e no "nome" pelos quais são tratados.

5 Bocadinho(s):

Blogger Unknown said...

O facto de recusarem o rótulo de professor geralmente vem de quem tem outro grau, seja doutor, engenheiro ou enfermeiro, entre outros.. Assim ser chamado de 'professor' é para essas pessoas uma despromoção de categoria e prestigio. O que eu acho uma parvoíce pegada.. Para já exigir que lhe chamem pelo título é de uma ostentação atroz, parece que voltamos á estratificação social..
Tenho também uma outra opinião.. Normalmente quem não gosta de ser chamado professor, é porque é um professor frustrado, que não conseguiiu vingar como queria na sua área, e então espalha aos ventos a sua 'especialidade'..

8 de julho de 2005 às 17:21  
Blogger MARVI said...

Gostaria de perceber melhor este seu post. Você têm professores (no plural) que se ofendem por serem chamados assim e querem que lhes chame Enf. ou tem orientador(es) de ensino clínico que prefere(m) que, neste contexto (junto dos doentes), lhes chame Enfº? Pode haver aqui razões que precisam ser exploradas, como a confiança que os doentes necessitam ter nos estudantes de enfermagem e que depende muito do reconhecimento que fazem de quem os orienta...

Engraçado, a minha experiência diz-me o oposto. Verifico que, com frequência, os alunos de escolas de enfermagem começam a tratar os professores por enfermeiros sem ninguém os ter orientado nesse sentido... e esquecem-se que, de facto, estão a lidar com os seus professores - independentemente dos graus académicos que refere - e se lhes é feito notar o facto, pensam que o professor não gosta de ser enfermeiro...

Enfim, preso por ter cão e preso por não ter.

;)
bjs e boas férias.

18 de julho de 2005 às 22:07  
Anonymous Anónimo said...

Pela minha experiência, quem lecciona uma aula ou ensina é apelidado de professor (ou 'prof' em ambientes menos formais!).

Embora professor doutor seja um grau académico (obtido após defesa da tese de doutoramento), um professor do ensino básico, preparatório, secundário ou universitário também o é, sem que o título seja perjurativo (antes pelo contrário)...

Será que o facto de não quererem que os tratem por professores tem a ver com acharem que são mais do que qualquer outra classe da sociedade? Provavelmente! Mas, para mim, dentro dos hospitais já nada me surpreende... Médicos e enfermeiros disputam o titulo de mais importantes... Estes, menosprezam todas as outras categorias de trabalhadores do mesmo estabelecimento, e, efectivamente ninguém acaba por trabalhar em equipa... Assim, será difícil melhorar a saúde (pelo menos a nível humano)!!!

Mas voltanto ao assunto, parece-me que estes indivíduos preocupados com o nariz empinado querem ser CONHECIDOS pelo título que ostentam e não RECONHECIDOS por aquilo que efectivamente fazem!

20 de julho de 2005 às 01:51  
Anonymous Anónimo said...

Só para esclarecer o MF: "professor doutor" não é grau académico - graus académicos são, como disse a Boneka, bacharel (por enquanto)licenciado, mestre e doutor. O resto são tradições e normas académicas - n há local mais hierarquizado q a universidade portuguesa...

Os títulos profissionais - atribuídos pelas Ordens profissionais - são 1 direito de quem os tem e n me parece q seja menosprezar os outros utilizar aquele q se tem... O meu pai é engenheiro e professor, e na faculdade ninguém lhe chama doutor, porque antes de ser doutor (que o é) ele já era engenheiro.

A boneka diz "ter uma professora que diz que só quem possui o grau é que o pode dispensar". Eu acho q só diz mal dos títulos qm os n tem... é como diz o outro: quem desdenha quer comprar...

joão

20 de julho de 2005 às 21:24  
Anonymous Anónimo said...

JM, Só uma dúvida: «na faculdade ninguém lhe chama doutor, porque antes de ser doutor (que o é) ele já era engenheiro». Ele lecciona? Se sim, os alunos tratam-no por Eng. em vez de professor? Tb tive colegas que os tratavam assim, mas acho que deixaram-se disso no fim do 1º ano...

Professor é professor, seja no nível que for e independentemente do que estiver a ensinar!!!

Ainda outra dúvida: «Eu acho q só diz mal dos títulos qm os n tem...». Que quer isso dizer? Que os enfermeiros são mais do que os professores!?!?!?!? Como disse no post anterior: «(...)indivíduos preocupados com o nariz empinado querem ser CONHECIDOS pelo título que ostentam e não RECONHECIDOS por aquilo que efectivamente fazem!»

4 de agosto de 2005 às 01:08  

Enviar um comentário

<< Home