do fim --> Bocadinhos de Trapos: Trapo 18 - Cultivar a Amizade

terça-feira, maio 17, 2005

Trapo 18 - Cultivar a Amizade


Um tarde...
Deitados na relva, com o sol alto a sorrir para nós...
A partilhar, a sorrir, a trocar gestos e silencios...
A amizade precisa de um sitio para ser plantada e crescer...

Partilhar coisas da nossa vida é muito bom... basta que consigamos, no meio da confusão de pessoas que passam pela nossa vida e que por vezes não conseguimos ver, encontrar amigos...
Encontrar coraçoes de plastico, rebuçados, trufas e linguas de fora...

Onde está a linha que separa os colegas, os conhecidos dos amigos?
Será a desenhada entre o chá e a caneca, ou serão as dobras dos papel trocados durante a aula de anatomia?Será a divisão da piscina grande para a piscina média ou ainda a estrada que vai para felgueiras?Poderá ser um rasgão na capa ou a linha de um lenço vindo de marrocos?

Os amigos são essenciais... Sempre fui pessoa com muitos conhecidos e com amigos com quem posso contar...

9 Bocadinho(s):

Anonymous Anónimo said...

Para ter um amigo é preciso antes ser um. Um amigo é aquele que sabe tudo a nosso respeito e mesmo assim gosta de nós, amigo está sempre lá. Conhecer-te Luisinha foi o melhor que aconteceu na minha vida, és e sp serás a mha deusa mesmo quando te passas.Só quero que saibas que eu estou sempre aqui e vais-me aturar até ser bem velhinha :)..Kisses

17 de maio de 2005 às 22:35  
Blogger Joel Cordeiro said...

A vida sem amigos perde o sentido.. Os amigos são aquelas pessoas que nos aceitam como somos, que estão lá sempre para nos apoiar, para nos aconselhar e para nos fazer dar gargalhadas nos nossos piores momentos. Eu penso que a linha que separa os colegas dos amigos se baseie na capacidade de nos aceitarem tal como somos.
Espero que saibas que podes contar sempre comigo, e que a nossa amizade dure muito tempo.. Beijinho

17 de maio de 2005 às 23:45  
Anonymous Anónimo said...

hum... penso que é bastante positiva a atitude que tens: a capacidade de equilíbrio, pensares por ti mesma, medires os prós e os contras. No entanto,a virtude está no equilíbrio e não nos extremos. Mas a maior dificuldade é atingir esse equilíbrio! Não é de um dia pró outro que se consegue. Não é dizendo “agora vou ser assim, vou fazer isto e aquilo”... Não! Tudo é um processo. É muito importante darmos provas de nós mesmos aos pais, familiares, amigos e até conhecidos - os amigos são personagens e os conhecidos são figurantes – os conhecidos só fazem fachada, nada mais!!
Claro que na situação em que estamos, nesta sociedade consumista, nesta complicação de médias, faculdade, profs, competição, pouco tempo, muito trabalho... não é nada fácil! Nada mesmo... é preciso termos calma e abdicarmos de uma série de coisas. E aqui entram os amigos, isto é, se forem conscientes até ajudam porque vêem que precisamos de auxílio, de tempo pra nós mesmos, de fazermos o que gostamos, de conhecermos outras pessoas, de estarmos com os amigos, de quebrar a rotina... temos que ser fortes para aguentar este mundo e esta vida única. Por isso é tão bom termos o nosso mundinho, onde só entra quem queremos, onde não há uma voz a reprimir, a diminuir-nos. Descobre esse teu mundo! Olha que ajuda bastante. E há tantos mundos diferentes, tantas maneiras de nos sentirmos menos-mal: ler um livro que nos embrenha na história, ouvir uma música que nos recorda momentos, passear à noite ou no meio da natureza, receber uma carta de alguém que tu sabes que gosta de ti e te dá valor, fazer sorrir uma pessoa, estar em silêncio, dar uma festa a um cão abandonado, ajudar o velhinho a atravessar a rua =) dizer uma piada e a pessoa mais inesperada rir-se... tanta coisa que podemos fazer... talvez pareça ridículo ao escrever-te todas estas lamechices, mas lá está... para mim têm valor, tocam-me...
Espero que tu também dediques alguns espaços de tempo àquilo que te faz sentir bem. Nunca te esqueças que não és a única a navegar neste mundo. Cada pessoa tem os seus tipos de problemas, de vez em quando todos nos sentimos perdidos, sem vontade de continuar a lutar, revoltados com a realidade. Tentei abordar uma série de assuntos que estão implícitos neste teu blog - talvez o unico meio em que te sentes liberta, sema tal voz a reprimimir...não é muita directa a determinada matéria mas por isso mesmo pode ser lida em qualquer momento especifico. Talvez não ajude muito, mas pelo menos sabes que este ALGUEM se preocupa contigo e que gostava muito de te ver como sempre te conheci...feliz! Posso dizer coisas estúpidas ou descontextualizadas mas tenho sempre o coração pronto a dar-se aos outros e é essa a característica que define o tal AMIGO que tu conheces, de outra forma não seria eu!
fica bem...

18 de maio de 2005 às 00:50  
Anonymous Anónimo said...

A vida ganha cor com eles... vamos partilhando experiências, dores, sentimentos,... não dizem sempre que são amigos, alguns, sentimos que o são... estão connosco, mesmo que seja poucas vezes, mas quando estão... Penso eu que isso é que são amigos.

18 de maio de 2005 às 14:12  
Anonymous Anónimo said...

Hm... o que é isto? um blogue? Comentários? Ah, já me lembrei do que faço aqui, cumpro uma promessa (sim, ainda as cumpro, mesmo as feitas a altas horas da madrugada :P ) que fiz a ti, cara amiga * cof cof *. Deixando as tangas de lado, e para não ser cruxificado mais tarde, blog 5*´s, poster 6*´s ( ou dá para dar mais?) Mais tarde eu faço um comentario decente, eu prometo :P

P.S. Eu avisei que sou péssimo comentador bloguista :D

18 de maio de 2005 às 15:11  
Anonymous Anónimo said...

Não basta conhecer muitas pessoas.. Ter conhecimentos todos temos.. Podemos dizer que conhecemos 5000 pessoas, que elas todas nos conhecem.. E depois? Kd precisamos estão lá pra nós? Aguentam a parada quando estamos a precisar? Não me parece.. Verdadeiros amigos 'aturam-nos'.. São verdadeiros e dizem bem kd têm k dizer e mal kd é preciso.. A esses amigos nunca cai a máscara porque pura e simplesmente essa não existe..
Espero que os amigos que tenhas tenham aquela dose de altruísmo necessária para se poder ser amigo e estar nos momentos dificeis.. E só ajudar porque lhes convém e kd ja n kerem deitam fora cm s fosse lixo..
Continua com posts que façam pensar os outros e que essencialmente te façam pensar a ti..
Um grande beijinho

18 de maio de 2005 às 16:57  
Blogger Unknown said...

Os amigos são aquele suporte que nos ampara sempre que nós precisamos.. Que nos dão a mão e não a largam, independentemente do que acontecer.. Como tu, felizmente eu também tenho muitos amigos a quem posso recorrer, porque sei que eles estão lá para mim.. Assim como eu estou para eles..

18 de maio de 2005 às 17:20  
Blogger MARVI said...

Olá.
Deixei um convite no Confessionário de um Padre. Apareça por lá e veja os comentários.

23 de maio de 2005 às 20:02  
Anonymous Anónimo said...

amizade..o que seriamos nos sem essa palavra..e impossivel imaginar um mundo sem amigos eles dao sentido á nossa vida e tornam esta mais real, conseguem sempre trazer uma chama quando parece que nos perdemos no escuro,dao nos a mao knd parece ke vams cair e ajudam nos a crescer quando parece que ficamos pekeninos...entao sem amigos perdiamos-nos no escuro, caía -mos e nao crescia-mos, é bom ter kom kem partilhar o cor de rosa e o azul, e bom ter com kem rir e chorar e fazer planos..e tu luisa aos pouquinhos assim como se faz uma boneca de trapos estas te a tornar numa amiga ke da sentido á minha vida! beijos rita samico aka flower_power_ :P

12 de junho de 2005 às 20:06  

Enviar um comentário

<< Home