do fim --> Bocadinhos de Trapos: Trapo 190 - Intercidades

domingo, dezembro 13, 2009

Trapo 190 - Intercidades

Durante muito tempo e em especial no ano da minha coordenação nacional o intercidades foi o transporte onde passava mais tempo.

Desde que comprei o meu carro nunca mais tinha feito uma viagem de comboio. Até que hoje resolvi trocar o stress da condução e o preço da gasolina pelo bilhete de comboio.

Muitas e muitas vezes vim eu para Lisboa, a dormitar, a ouvir musica e a trabalhar horas e horas…

Á sexta-feira ou ao domingo era impossível dormir… as vezes nem trabalhar conseguia e por isso usava aquelas horas para desfrutar da paisagem do nosso Portugalito e ficava maravilhada com a longas planícies que se vislumbram pouco antes de chegar a Lisboa…

E quando aparecia aquela senhora a vender Pastéis de Tentúgal e Queijadinhas de Coimbra?! E quando o/a vizinho de lugar adormecia e quase caía para cima de mim? E quando ia uma criança atrás de mim que começava a brincar com o meu cabelo? Tantas peripécias…

Quem me conhece sabe que o olfacto é o sentido que tenho menos apurado e certamente já me ouvi dizer “Tenho o nariz avariado!”; a verdade é que o mais me marca ao andar de Intercidades são os odores…

O comboio chega à estação e sente-se um cheiro de combustível, misturado com o cheiro dos travões… Entramos e as carruagens têm um cheiro que não sei caracterizar. Quando o sinto, reconheço que não é agradável, mas ao mesmo tempo significa o início da viagem e o meu entusiasmo transformava aquele cheiro num aroma estupendo…

Depois vem Espinho e só de ver aquele mar, parece que se sente a maresia a bater-me no rosto…

A seguir tapamos os narizes e os miúdos protestam com o cheiro da celulose da fábrica de papel de Cacia. E quando se chega a Aveiro, o odor desagradável parece que sai com os passageiros.

E por falar em passageiros, as dezenas que se cruzam connosco e entre eles nos corredores misturando perfumes caros… Por vezes um bom perfume até me faz levantar a cabeça que a meio da viagem se costuma deitar sobre a janela…

E por vezes mais depressa do que desejava já fiz a viagem de regresso e nos altifalantes anuncia-se Porto-Campanhã…



2 Bocadinho(s):

Anonymous Anónimo said...

Este blog está um espectáculo!! Parabéns à pessoa que o fez...está 5 estrelas!! Tem muita star quality!!!

20 de dezembro de 2009 às 19:58  
Anonymous Anónimo said...

Gostei :)
Eu acelero mais quando estou a passar a ponto e vejo o meu Porto :)

16 de janeiro de 2010 às 19:00  

Enviar um comentário

<< Home