do fim --> Bocadinhos de Trapos: Trapo 105 - Competências

quinta-feira, março 15, 2007

Trapo 105 - Competências

Perdidas nos meus apontamentos de Bioética, estavam duas frases que me fizeram pensar:

"A Aquisição de conhecimentos científicos e de perícia prática não é suficiente para garantir que podemos agir de forma responsável como agentes morais.

Também não é suficiente que sejamos pessoas boas, decentes, com capacidade de introspecção e de auto-domínio, com coragem, integridade, respeito e justiça, se não tivermos a competência profissional necessária para ajudarmos aqueles que estão em necessidade."

4 Bocadinho(s):

Blogger Mar(io) (Ara)ujo said...

"Oras, mortificas-te, trabalhas em mil coisas de apostolado..., mas não estudas. – Então, não serves, se não mudas. O estudo, a formação profissional, seja qual for, entre nós é obrigação grave." (S. Josemaria, Caminho nº 335) Foi publicado algures em 1934; hoje está editado em 43 linguas. Já então a questão se punha. Sem competência, não há virtude que valha; sem virtude, a competência pode ser apenas desumanidade. Vem-me isto à ideia a propósito das questões sobre educação: hoje em dia a educação é educação permanente; sempre teremos todos que estudar, ao longo da vida toda, se quisermos saber servir os outros. (Palavra terrível, "servir". E no entanto é disso que se trata)
Desculpa a extensão do texto...
Um abraço

22 de março de 2007 às 10:43  
Blogger Puma Branco said...

mas como tbm ñ podemos ter conhecimentos sobre tudo, entao, sermos pessoas boas e com disponilidade p ajudar smp é 1 principio

26 de março de 2007 às 21:16  
Blogger Nuno Costa said...

E o que escreveste aqui é bem verdade! Pensa bem nisto que escreveste...

Bjinhos

29 de março de 2007 às 08:00  
Anonymous Anónimo said...

nem todos podemos ter conhecimentos científicos mas para sermos pessoas decentes e competentes só depende de nos próprios bem bom fim de semana ha e já agora bem somos quase vizinhos és de Guimarães eu sou dos arredores he he bem com o mundo e pequeno

30 de março de 2007 às 16:54  

Enviar um comentário

<< Home