do fim --> Bocadinhos de Trapos: Trapo 5 - Egoista?!

domingo, fevereiro 27, 2005

Trapo 5 - Egoista?!

Durante a minha última ida a casa, a minha mãe, sempre a querer agradar-nos, fez um dos meus cozinhados favoritos: coelho estufado com ervilhas...

Na hora de tirar a comida da panela, para o prato de servir, perguntei eu "Oh mama, esta cabeça também se põe no prato de servir?" fazendo aquela careta de desagrado. A minha mãe respondeu-me logo muito prontamente: "Não, filha, pôe no meu prato!Esse osso compete sempre a mãe!"

Eu confesso... a refeição soube-me muito bem, mas durante esta não parei de pensar nas palavras "...compete sempre à mãe!". Mas sempre "à mãe"? Eu também vou ser mãe um dia! Também vai para o meu prato?! Mas eu não gosto dos ossos!! Mas se a minha mãe come aquilo que eu menos gosto, significa que um dia, vou ser eu a ter de comer o que os meus filhos não gostarem?! Preferi pensar naquele momento que ia ter um cão, e que era a este que ia tocar os ossos com pouca carne e mais dificil de comer...

Depois... uns dias mais tarde comecei a perguntar-me se me tornei numa pessoa egoista... Apetece-me sempre o melhor lanche que está no bar da escola, o copo menos riscado que está no armário, o lugar que se vê melhor para o quadro e muitas outras coisas...

E fiquem sem saber se isto é egoismo, ou se é só puxar um bocadinho a brasa para a nossa sardinha...

4 Bocadinho(s):

Anonymous Anónimo said...

Já colocaste a hipótese de não ter filhos? o.ô

Mr. Satan

27 de fevereiro de 2005 às 00:48  
Anonymous Anónimo said...

Luísa, genial :) fizeste uma descrição que me tocou o coração :)
quando almoço com os meus pais acontece sempre isso, ainda hoje que já sou menos esquesita e não tiro a gordura à carne. É incrível a capacidade de amar dos nosso pais. Sabes, acho que um dia vou ser como eles e tu também, porque ser pai é descobrir o amor, o verdeiro amor, aquele em que nem sequer se fica com pena por não comer o melhor bocadinho da carne :)

27 de fevereiro de 2005 às 00:49  
Anonymous Anónimo said...

Remendo com trapos 5 :)
Olá! Tens perfeita noção de que a maioria das pessoas não se importaria nem com metade das coisas em que pensas, não tens? A mãe disse que comia e pronto.
Reflictamos um pouco nesse sentimento soberbo: o amor. O facto de gostarmos de alguém leva-nos por vezes a sacrificarmo-nos por ela, mas com esperança na recompensa de vermos um sorriso estampado na cara dela! Vê-la satisfeita é o melhor sentimento. Ser egoísta até pode ser bom... mas há sentimentos incomparavelmente melhores. Tu que estás em enfermagem sabe-lo bem! Fazer voluntariado, saber que estamos a ajudar e ver que a pessoa está feliz é sentimo-nos humanos, completos e felizes!
Voltando ao coelho e à comida em geral, sabemos que os recursos são limitados: o tempo, o dinheiro, . e que há pessoas no mundo a morrer à fome e nós a desperdiçar comida? Não me parece muito justo. Certamente não iríamos mandar os iogurtes fora do prazo para o BA ou dar o pão bolorento ao primeiro pedinte que nos aparecesse. Mas estou em crer que podíamos gerir melhor os recursos que temos e neste momento já nem sequer estou a pensar em comida. Estou a pensar numa quantidade de coisas que, por exemplo a moda nos impele a deitar fora e seriam facilmente aproveitáveis não fosse a futilidade em que vivemos... mas isto gostava de poder mudar isto... e se me disserem que uma pessoa não muda o mundo, está visto: Hitler. A natureza humana é fantástica.. estava a tentar pensar noutro exemplo em que só uma pessoa tivesse mudado o rumo da história radicalmente para o bem e em pouco tempo e não consigo. Lembro-me de Jesus Cristo, Madre Teresa, Nelson Mandela, Martins Luther King... mas enquanto a II Guerra Mundial surgiu da cabeça de um homem e num prazo de anos mudou tudo, as alterações para bem demoram sempre uma eternidade.
Depois começo a escrever destas coisas e nunca mais paro... ok... o bolo... Não me parece que por escolheres o melhor bolo no bar possas ser egoísta... É natural que queiras o melhor para ti. Acho, também natural se houver uma pessoa de quem gostes muito, que deixes para essa pessoa algo melhor e fiques com o prejuízo para ti. O melhor virá, em princípio, depois: se essa pessoa gostar de ti da mesma forma quererá que sejas tu a ficar com o benefício e aí poderão começar uma interessante discussão, empatando o resto da fila do bar e enfurecendo as pessoas de trás... em último caso enquanto discutem alguém poderá decidir o problema levando ela o bolo. :)
Como julgo já te ter dito nunca me tinha dedicado a blogs.. mas isto parece-me o início de um vício :) E a curiosidade de ir ver se os outros já fizeram comentários ou se o comandante do blog também já o fez já me torna um possível membro dos Bloggers Anónimos - JMiguel

27 de fevereiro de 2005 às 14:27  
Blogger Cephas84Zoth said...

Mãe…
Mesmo no anonimato,
É agraciada por Deus.
Mãe…
Mesmo sendo única,
Tem sentimentos semelhantes aos meus:
Chora,
Emociona-se,
Vibra,
Dá risos,
Orgulha-se,
Sofre,
Sorri,
Silencia-se,
Fala demais,
Irrita-se,
Não desiste jamais.
Ama por tudo, ama por nada
Pois o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais se acaba.

Ser Mãe, ser Pai deve ser o acontecimento mais próximo da pura relação de amor que o Homem tem… pena que ainda haja quem a desperdice!

Já agora visita: www.3m2.blogspot.com

23 de fevereiro de 2006 às 11:36  

Enviar um comentário

<< Home